Artigo Internacionalização da Localiza
RESUMO
A partir da intensificação de fluxos financeiros tal como a procura de novos mercados e a similaridade de produtos no atual cenário internacional, é notório a estratégia de algumas empresas em internacionalizar seus produtos de modos mais simplificados, como importação e exportação, como também de formas mais complexas, envolvendo parcerias internacionais como investimentos em IDE - Investimento Direto Estrangeiro e empreendimentos colaborativos.
O presente artigo, pautado em estudos qualitativo exploratório, arquiteta uma análise comercial da Empresa Localiza, no que tange a modulação da sua estratégia e o modelo de internacionalização. E com base nestes estudos da empresa Localiza é elucidada a adoção de uma estratégia contratual de entrada no mercado internacional através das fraquias (franchising), e em alguns casos através de Investimento sem IDE do tipo Joint Venture, variando a sua entrada de acordo com a necessidade mercadológica.
Palavras-chave: Localiza – Localiza Rent a Car – Internacionalização.
1. INTRODUÇÃO Segundo CAVUSGIL (2009) a globalização tanto estimula quanto facilita a busca das empresas por atividades de negócios internacionais e de expansão internacional. Há algumas décadas, esse tipo de negócio foi dominado pelas grandes multinacionais, ou seja, as empresas estão buscando a internacionalização por inúmeras razões, sendo algumas delas estratégicas por natureza, ou pró - ativa, no intuito de aproveitar as oportunidades do mercado estrangeiro ou a aquisição de know-how. Outra razão para a internacionalização é a partir da conjuntura comercial reativa, sendo que foi uma resposta a demanda de um expressivo cliente que expandiu suas operações no cenário internacional.
Seguindo a vertente do autor Cavusgil, as empresas internacionalizam principalmente na busca de oportunidades de crescimento com a pulverização do mercado;