Aula 1 ARQUITETURA BRASILEIRA Per odo Colonial
PERÍODO COLONIAL
Aula 1 – Outubro 2012
Prof. a D. Sc. Norma do Nascimento Batista
ARQUITETURA BRASILEIRA NO PERÍODO COLONIAL
Influências do Meio Físico (relevo, clima, vegetação)
Em particular o Clima foi o fator que mais influenciou na arquitetura brasileira. As temperaturas, em geral, são elevadas no verão pois o Brasil situa-se entre o equador e o Trópico de Capricórnio.
Os arquitetos estavam diante da problemática – reduzir o calor e excesso de luminosidade proveniente da insolação intensa.
No período colonial as ruas estreitas com casas com beirais amplos, varandas nas casas rurais
atendiam à necessidade do conforto ambiental - conforto
térmico e lumínico-
necessidade predominante, mas que não era assim
denominada.
Essas características do edifício colonial foram utilizadas durante todo o século
XIX, apesar da introdução do estilo neoclássico.
Nota:
O estilo neoclássico apresenta galerias em arcadas e os pórticos em colunas, características que atendiam à necessidade de proteger a intensa insolação Inicialmente não são registradas mudanças significativas na paisagem urbana até por volta do ano1900.
Por volta de 1900, os bairros residenciais, as casas apresentam afastamento lateral em um dos lados do lote, ou implantadas no centro do lote.
Então, as características de ocupação do lote pela edificação apresenta características distintas das utilizadas no sistema do lote urbano colonial – residência construída sobre alinhamento da via pública.
O novo tipo de edificação manteve o sistema de varandas, abrigou-se atrás de paredes grossas e de janelas estreitas munidas de venezianas ou postigos em geral fechados, dando continuidade à tradição local.
A grande mudança ocorreu com a denominada Arquitetura Moderna .
Influência das Condições Econômicas
A relação entre técnica construtiva e recursos disponíveis, quer se trate de materiais naturais ou industrializados, da facilidade de transporte desses materiais, ou das possibilidades