Artigo GTD
1. Introdução Iremos estudar as formas de geração hidrelétrica que seria por reservatório de agua e a fio d’agua, será apresentado as vantagens e desvantagens as diferenças entre uma e outra.
2. Revisão bibliográfica
2.1 Fio d’água Ao contrário de grandes reservatórios, o volume de água da barragem que vai ser utilizado para girar as turbinas é constituído, somente, do próprio leito do rio e mais uma pequena área inundada. Evidentemente, a energia armazenada em forma de água é muito menor, reduzindo muito a capacidade de geração durante todo o ano, tornando o processo de geração de energia mais limitado. Pois em certas épocas do ano o rio pode passar por secas, reduzindo e muito a capacidade de gerar energia.
2.2 Vantagens e Desvantagens
A vantagem deste tipo de hidrelétrica está na redução de áreas alagadas o que, por consequência, reduz o desmatamento e protege a fauna, com o intuito de preservar o meio ambiente. A desvantagem é a menor geração de energia ao longo do ano, fora da estação de chuvas, já que o armazenamento de energia limpa em forma de água é muito menor que nas grandes barragens. Um ponto muito importante que deve estar atento a este tipo de usina é que propósito de proteger o meio ambiente construindo, somente, hidrelétricas a fio d’água, no lugar de grandes reservatórios, tem se mostrado um grande risco pois nas épocas de menor geração de energia elétrica oriunda das hidrelétricas tem obrigado o Brasil a colocar em operação suas termoelétricas movidas a gás, a óleo diesel e até a óleo combustível, ai que vem uma grande desvantagem pois são mais caras e muito mais agressivas ao meio ambiente, principalmente pela grande emissão de CO2 (dióxido de carbono) – responsável direto pelo temido efeito estufa que tanto desequilíbrio vem causando ao nosso planeta afetando, principalmente, o meio