Artigo Final
Gustavo Comitre
Petra Pfeiffer
RESUMO
Empresas de capital aberto detém sua gestão baseada no conceito de Governança Corporativa, que tem como princípio proteger os acionistas de abusos da diretoria (IBCG, 2013). Esse modelo propõe um processo de tomada de decisão diferenciado, onde as decisões de importante magnitude dentro da corporação precisam seguir padrões específicos, onde os acionários possuem direito a voto e esses decisões são tomadas em assembleia geral. Todo o processo de tomada de decisão é pautado nos valores propostos pela boa Governança Corporativa (transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa). O presente artigo apresenta os conceitos de Governança Corporativa, Processo Decisório e por fim o Processo de Tomada de Decisão na Governança corporativa. Após a revisão teórica é feito um estudo com base no caso prático da holding EBX. A metodologia utilizada para redigir o artigo foi pautada na pesquisa bibliográfica, em livros e artigos virtuais e posteriormente a pesquisa em notícias e artigos especializados em economia, que relatam todo o caso das empresas X de Eike. O resultado obtido pela pesquisa foi uma análise de que a recente crise que envolve as empresas pertencentes a holding EBX não respeitaram os princípios da boa Governança Corporativa, prevalecendo outros interesses e valores no processo. A conclusão tida no artigo foi balizada pelas notícias publicadas.
INTRODUÇÃO
Gerir organizações sempre foi um assunto complexo e alvo de estudos de muitos teóricos. Propor modelos de gestão que compreendam o universo das organizações e que balizassem a gestão das mesmas nunca foi uma tarefa simples. Porém é essencial que para uma boa gestão a empresa se atenha a um método, a fim de se fixar em diretrizes consistentes.
Em decorrência do crescimento do mercado, bem como das exigências da economia, diferentes modelos de empresa foram se consolidando, abrindo