Artigo estágio observado.
Bruno de Melo Zanini.
RESUME:
O presente artigo discorre sobre as experiências vivenciadas pelo aluno Bruno de Melo Zanini, do quarto período de Geografia da UEMG-Frutal, no período em que realizou o estágio supervisionado. No mesmo estão relatados as situações vivenciadas no dia-a-dia da escola, e a rotina que possibilitou-nos na prática, analisar quais métodos eram mais eficazes para o convívio com o aluno e outros colegas professores. Assim como a importância da prática do estagio, embasado em obras de autores relacionados á educação.
Palavras chave: Estágio supervisionado, familiarização, ambiente escolar, estagiário, salas de aula, futuros professores.
1). Introdução. O estágio supervisionado teve como objetivo familiarizar os estudantes de cursos de licenciatura com o ambiente escolar e as situações vivenciadas em tal. O contato direto do futuro professor com o ambiente escolar no dia-a-dia é uma forma de prepara-lo para os desafios que o esperam nas salas de aula, e tal contato, possibilita ao mesmo, experimentar maneiras de agir com os alunos diante de diversas situações que se desenrolam, e adotar para si a postura que melhor lhe tiver sido útil, para uma boa convivência com os alunos mais ao mesmo tempo manter o respeito entre eles. Serve assim para mostrar na prática a realidade que o aguarda, sendo extremamente importante para o formando em licenciatura em geral. Segundo PELOZO, 2007, indivíduos que não atuam no interior da escola possuem conhecimentos superficiais da realidade escolar. O estágio, amparado a uma fundamentação teórica, propiciará aos futuros professores um entendimento mais claro das situações ocorridas no interior das escolas e, conseqüentemente, possibilitará uma adequada intervenção da realidade. Portanto o conhecimento e as teorias adquiridas dentro das salas de aulas de licenciatura em geral, necessitam também ser