fisica
(UFRJ) Um casal não consegue ter filhos porque a mulher, apesar de produzir óvulos normais, possui útero atrofiado (útero infantil). Uma amiga se dispõe a desenvolver em seu útero o embrião do filho do casal, obtido por fecundação em laboratório. Essa amiga, no entanto, é portadora de uma doença hereditária.
Há possibilidade de essa doença ser transmitida à criança? Justifique sua resposta
(PUCRS) Estudos realizados em uma dada espécie de mamífero roedor permitiram verificar que nesses animais a pelagem preta era determinada por um gene autossômico dominante, e a branca, pelo seu alelo recessivo.
Do cruzamento de indivíduos heterozigóticos, obteve-se uma descendência de 360 filhotes. Teoricamente, é de se esperar que entre esses filhotes o número de heterozigotos seja:________
GENEALOGIA OU HEREDOGRAMA – (Polígrafo página 7)
(MACK- SP)
No heredograma acima, os indivíduos marcados são afetados por uma característica genética. Qual as probabilidades dos casais 7 x 8 e 9 x 10 terem crianças normais respectivamente?
No heredograma a seguir, os indivíduos afetados por doença hereditárias estão representados por cores escuras.
a) A anomalia é condicionada por alelo dominante ou recessivo?
b) Qual é o genótipo mais provável dos indivíduos 5 e 6 ?
c) Se o casal 3 e 4 tiver mais dois filhos qual a probabilidade de que ambos sejam homens com anomalia?
Analise a árvore genealógica abaixo, em que os indivíduos masculinos são representados por quadrados e os femininos por círculos. Os indivíduos escuros são homozigotos recessivos.
Quais os indivíduos que, com certeza são heterozigotos?
MONOIBRIDISMO SEM DOMINÂNCIA OU CODOMINÂNCIA – (polígrafo página 8)
Na planta ornamental conhecida por boca-de-leão não há dominância no caráter cor das flores vermelha e branca, sendo o híbrido de cor rosa. Que cruzamentos é necessário para se obter apenas flores rosa?
A cor amarela dos