Artigo Enxaqueca
O que é
A enxaqueca muitas vezes é confundida com outras cefaléias(dor de cabeça). É caracterizada por uma dor pulsátil em um dos lados do cérebro e às vezes os dois. Normalmente é acompanhada por náuseas, vômitos e também intolerância por sons, luzes intensas e cheiros fortes.
Sabe-se que a enxaqueca tem início quando acontece alterações nos níveis de substâncias produzidas pelo cérebro. Essas alterações causam uma inflamação, fazem os vasos sanguíneos incharem, pressionam os nervos que estão próximos e acabam causando dor.
No Brasil, é estimado que apenas 56% dos pacientes com enxaqueca procuram atendimento, e destes apenas 16% consultam um especialistas em cefaleias.
Fatores que podem estar associados à enxaqueca:
- queijo, chocolate, café, adoçantes, bebida alcoólica
- falta de sono ou sono prolongado
- exposição ao sol em excesso
- tabagismo
- fortes odores
- ansiedade
- esforço físico
Tipos de Enxaqueca
Há muitos tipos de enxaqueca: enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura, enxaqueca basilar, enxaqueca oftalmoplégica, enxaqueca hemiplégica familial, enxaqueca retiniana, status enxaquecoso, enxaqueca complicada e enxaqueca transformada. Mas a mais comum é a enxaqueca sem aura, que tem duração da crise de 4 a 72 horas.
Sintomas
Há muitos sintomas como náuseas, vômitos, repulsão à claridade, ao barulho e aos cheiros, visão embaçada, irritabilidade, falta de concentração, tonturas similar com labirintite, obstrução nasal, diarréia e tensão dos músculos, da nuca e dos ombros.
O indivíduo não precisa ter todos esses sintomas para ser diagnosticado como alguém que tem enxaqueca. Mas sintomas como náuseas, repulsão à claridade ou barulho são os mais comuns.
É mais comum em homens ou mulheres?
Cerca de ¾ das pessoas que tem enxaqueca são mulheres, sendo mais comum na idade entre 20 a 45 anos. As dores nas mulheres são mais longas e tendem a ser mais dolorosas.
Tratamentos
A maioria das pessoas recorrem à medicamentos sem prescrição médica.