Enxaqueca
MIGRAINE A NEUROLOGICAL SYNDROME THAT AFFECTS BIG PART OF WORLD POPULATION.
Farmacêutica Bioquímica Nency Zaurisio de Souza Mestre em Odontologia área de concentração Saúde Coletiva
Autor Responsável: S.Z.Nency. E-mail: nency.farma@hotmail.com
RESUMO
A enxaqueca, não se trata de apenas um tipo de cefaléia, mas uma síndrome neurológica conhecida desde os primórdios da humanidade, afetando grande parte da população mundial. É uma condição clínica configurada por vários graus de dores internas na cabeça, por vezes uma dor no pescoço ou na zona cervical pode também ser interpretada como enxaqueca. Trata-se da pressão exercida por vasos sanguíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente.
Caracterizada pela presença de dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, geralmente de caráter pulsátil, com intensidade de moderada a intensa, precedidas ou não por sinais neurológicos focais denominados de aura. Usualmente são acompanhados de náuseas, vômitos, fotofobia, e também pode ser observada nas crianças, nas quais pode se manifestar associada a dores abdominais recorrentes, vômitos cíclicos, tonturas e dores nas pernas.
Muitas pessoas têm enxaquecas, cerca de 11 em 100, e tendem a aparecer pela primeira vez entre os 10 e os 46 anos. Ocasionalmente, as enxaquecas podem acontecer mais tarde em uma pessoa sem histórico dessas dores.
OBJETIVO
Esse artigo trata-se da doença enxaqueca e demonstra os tipos, causas, sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos, complicações e prevenções mais indicados para o cuidado da mesma.
METODOLOGIA
A presente pesquisa foi sustentada através de revisão sistemática de literatura, com a utilização das bases de dado eletrônicas e literárias: LILACS, SciELO e PubMed.
RESULTADOS
De um total de 18 artigos encontrados, 13 preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo que 05 artigos se concentraram em demonstrar as causas,