Artigo dom casmurro
RESUMO
Com o presente trabalho, busca-se estabelecer através das supostas provas da traição de Capitu na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, mostrar a personalidade patriarcal de Bentinho e a forma como vai se tecendo no decorrer da narrativa o sentimento de posse interligado com a falta de voz dos outros personagens. É apresentado também como indício do sentimento de possesividade presente na narrativa a posição de sujeito com ego ferido por perceber que Capitu não era tão submissa e dependente como se esperava e também a tentativa de trilhar com seus relatos o caminho dos injustiçados, sem ter feito nada para esse tratamento, tirando do foco da história sua personalidade frágil agregando a esposa o papel de traidora.
ABSTRACT
The present work seeks to establish through the evidence of the alleged betrayal of the work Capitu "Dom Casmurro," Machado de Assis, show personality patriarchal Bento and how it will weave throughout the narrative a sense of ownership interconnected with the lack of voice of the other characters. It is also presented as evidence of this sense of the narrative possesividade the subject position with bruised ego to realize that Capitu was not as submissive and dependent, as expected and also the attempt to tread the path with their stories of injustice, without having done anything this treatment, the focus of the story taking their fragile personality adding the role of the wife cheater.
1. INTRODUÇÃO
Na obra “Dom Casmurro” , de Machado de Assis a questão da suposta traição de Capitu e o ciúme doentio de Bentinho levam na narrativa grandes indícios de grande possesividade em relação ao comportamento de Capitu. A forma como os fatos são narrados em tom memorista, mostra somente o ponto de vista do narrador. Sem relatar o que ocorre na mente dos outros personagens, fazendo observações das ações realizadas pelos demais e tirando suas próprias conclusões a