Intertextualidade entre Dom Casmurro e Otelo
Campus Mata Norte
Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata
Curso de Licenciatura Plena em Letras
INTERTEXTUALIDADE ENTRE OTELO E DOM CASMURRO
Acadêmico: Carla Nathali Cavalcanti Feitosa
Nazaré da Mata
Novembro de 2011
INTERTEXTUALIDADE ENTRE OTELO E DOM CASMURRO
Carla Nathali Cavalcanti Feitosa
Projeto de Pesquisa do Curso de Licenciatura Plena em Letras da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, da UPE Mata Norte.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVOS 7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5. METODOLOGIA 10
6. CRONOGRAMA 11
7. RESULTADOS ESPERADOS 12
10. REFERÊNCIAS INICIAIS 13
1 INTRODUÇÃO
A proposta desse projeto de pesquisa é traçar pontos de correspondência entre a tragédia Otelo, de William Shakespeare, e o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Shakespeare é considerado um dos mais importantes poetas e dramaturgos de todos os tempos. Ele tematizou o ciúme, a traição e as conseqüências da traição feminina, ou pretensa traição, como é o caso da famosa peça Otelo. Machado de Assis é considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, por ser um autor sutil e de penetração aguda em questões sociais, ele arma o problema e testa seu leitor. Machado explorou em suas obras temas como adultério, ciúme, aparência, dissimulação entre outros. O romance Machadiano mais discutido e que tem suscitado mais interpretações é Dom Casmurro. Otelo de Shakespeare é fruto de um diálogo intertextual com uma novela italiana. Na tragédia Shakespeare mostra o avanço dos ciúmes de Otelo, desconfiado de que sua esposa Desdêmona o está traindo com um de seus soldados. O mouro enlouquece de ciúmes e, instigado por seu alferes Iago, acaba por assassinar a esposa inocente. O romance Dom