Dessacralização do Mundo e a Perda de Sentido
Este tema aborda várias questões, principalmente questões religiosas. Consiste em tentar encontrar respostas para questões como: “o que é o sagrado?”, “qual o sentido da vida?”, “se as pessoas deixarem de acreditar em Deus, vão acreditar em quê?”. Os grandes objetivos deste trabalho são: perceber e explicar o conceito de dessacralização e tentar perceber o porquê de algumas pessoas, nomeadamente os jovens, terem deixado de acreditar no Deus da sua religião.
- O que é a dessacralização?
Com o passar dos tempos e com as constantes mudanças sociais características da sociedade contemporânea, tem-se assistido a um crescente afastamento relativamente à dimensão religiosa, quer a nível institucional quer a nível individual. Falamos do processo de dessacralização das sociedades. A dessacralização começou por estar associada à laicização* do
Estado, mostrando um processo de progressiva independência e separação de poderes, em que a religião foi sendo afastada dos domínios político, económico e social. Hoje em dia, assiste-se a um abandono das figuras tradicionalmente consideradas divinas, que ocorre em simultâneo com a busca de novos ídolos. Todas as grandes religiões do mundo se veem hoje confrontadas com o desafio da nova mentalidade secular.
*laicização – processo de substituição do caráter religioso pelo caráter laico, ou seja, que não sofre influência ou controlo por parte da Igreja.
- O que é o sagrado?
A palavra Sagrado, derivada do latim "sacer" (sagrado), constitui uma das dimensões fundamentais da vida religiosa e designa uma área ou conjunto de realidades (seres, lugares, coisas ou momentos) que de certa forma estão separados do mundo profano comum, manifestando um poder superior e podendo ser abordados apenas ritualmente. No contacto com o sagrado, o homem experimenta algo que o ultrapassa, que o transcende. Assim sendo, as realidades sagradas não existem em função das suas próprias