Linhas de Campo Magnético
Engenharia de Telecomunicações
Laboratório de Física B
Profª: Norma Regianni
Linhas de Campo Magnético
Linhas de Campo Magnético
Introdução Podemos representar campos magnéticos com linhas de campo. Para essa representação se aplicam algumas regras:
1- A direção da tangente a uma linha de campo magnético em qualquer ponto fornece a direção de B nesse ponto
2- O espaçamento entre as linhas representa a intensidade de B- o campo magnético é mais forte onde as linhas estiverem mais próximas e vice-versa.
As linhas de campo magnético formam curvas fechadas (mesmo quando não são mostradas como fechadas).
As linhas de campo (fechadas) entram em uma extremidade de um ímã e saem pela outra extremidade. A extremidade de um ímã da qual emergem as linhas é chamada de pólo norte do ímã; a outra extremidade, onde as linhas de campo entram no ímã, é chamada pólo sul.
A Terra possui um campo magnético que é produzido em seu núcleo por mecanismos ainda desconhecidos. Sobre a superfície da Terra, podemos detectar esse campo magnético com uma bússola.
Experimento 01- Espiras
Materiais:
Limalha de ferro
Fonte DC Power FA-2030 Espiras de cobre
Placa de acrílico
Objetivo:
Induzir a corrente elétrica em ambas às espiras de forma que se possa observar as linhas de campo magnético formadas. Na primeira parte, o sentido da corrente de ambas as espiras é o mesmo; na segunda parte, o sentido da corrente em uma espira é contrário ao sentido da outra.
Procedimento Experimental: Figura 01- Espiras Figura 02- Linhas de Campo Magnético
Começamos com a tensão em 1V até cerca de 3,5V e fomos variando para observarmos as linhas do campo magnético formado pela limalha de ferro. Quando a tensão era muito baixa não se podiam visualizar as linhas do campo magnético. Porém, conforme a tensão foi aumentada