Linha de forcas em campo magnetico
6.1.1 – Montagem dos Equipamentos * Inicialmente fizemos a montagem dos equipamentos conectando ao gerador de Van de Graaff o cabo de ligação banana/banana negativo (Preto) e o cabo positivo (vermelho) cujos mesmos foram conectados nos dois isolantes de nylon com bornes na base acrílica.
Figura 7: Montagem dos cabos na placa acrílica
6.1.2 – Preparação para realização do Experimento * Colocamos uma camada fina de óleo na cuba de vidro e em seguida polvilhamos a farinha de rosca conforme imagens abaixo. * Fixamos os eletrodos na base de acrílico da seguinte maneira: 1. Dois eletrodos tipo esfera 2. Dois eletrodos tipo placas 3. Um eletrodo tipo ponte aguda e um tipo de placa 4. Um eletrodo tipo esfera e um tipo placa
Figura 8: Preparação de óleo e farinha na base acrílica
6.1.3 – Dois eletrodos tipo Esfera * Montamos os dois eletrodos tipo esfera na base acrílica e em seguida ligamos o Gerador de Van de Graaff. * Após alguns minutos realizamos a interpretação dos resultados.
* Desligamos e descarregamos a esfera do Gerador deixando o mesmo desligado num intervalo de tempo de 5 minutos para o próximo experimento.
Interpretação dos resultados: Nesse experimento com dois eletrodos tipo esfera a direção do campo elétrico foi tangente ás linhas de força e o seu sentido é o mesmo das linhas. Passando do eletrodo positivo para o negativo de todas as formas.
Figura 9: Representação do sentido dos campos elétricos (Eletrodos tipo esfera)
Legenda: Positivo
Negativo
6.1.4 – Dois eletrodos tipo Placa * Montamos os dois eletrodos tipo placa na base acrílica e em seguida ligamos o Gerador de Van de Graaff. * Após alguns minutos realizamos a interpretação dos