Obesidade
[pic]
Conceito
Por obesidade entende se, doença crónica na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético.
Causas e mecanismos
Estilo de vida
Pesquisadores já concluíram que o aumento da incidência de obesidade teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo. Outros factores que podem ter contribuído para esse aumento o stress da vida moderna e sono insuficiente.
Genética
O desequilíbrio metabólico que resulta em obesidade é fruto da combinação de factores ambientais e genéticos. Polimorfismos em diversos genes que controlam apetite e metabolismo predispõem à obesidade, mas a condição requer a disponibilidade de calorias em quantidade suficiente, e talvez outros factores, para se desenvolver plenamente.
Doenças
Determinadas doenças físicas e mentais e algumas substâncias farmacêuticas podem predispor à obesidade. Além da cura dessas situações poder diminuir a obesidade, a presença de sobrepeso pode agravar a gestão de outras. Certas doenças psicológicas também podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade, diabetes disfunções alimentares como bulimia nervosa.
Bactérias
Há bactérias que favorecem a digestão e que podem fazer o corpo acumular quilos a mais, caso não estejam devidamente equilibradas. Em excesso, essas bactérias alteram o metabolismo e o apetite.
Classificação
Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos e pela sua distribuição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintura e do quadril. Além disso, a presença de obesidade deve ser avaliada enquanto factor de risco cardiovascular e outras