Campo magnético
Campos dos Goytacazes
INTEGRANTES
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
TRABALHO PARA AV1
CAMPO MAGNÉTICO
Trabalho apresentado a professora , curso de Graduação em Engenharia, da Faculdade Estácio de Sá de
Campos dos Goytacazes como requisito para avaliação da disciplina de Física Experimental II.
.
Campos dos Goytacazes
INTRODUÇÃO
Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada. Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.
Mas o que é um campo magnético? Podemos observá-lo?
O campo magnético é um campo vetorial, pois possui direção e magnitude. Esse fenômeno é detectado em ímãs e condutores, que acabam provocando uma força externa em outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento.
O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs. A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, diz-se campo eletromagnético. O vetor campo magnético B em um dado ponto do espaço é definido a partir da força F que age sobre uma partícula de carga q que passa por esse ponto com velocidade v por: F = q v x B (o que pode ser observado na abaixo).
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Tradicionalmente, estudam-se dois tipos de fontes de fenômenos magnéticos: os ímãs e as