Linhas de campo elétrico e magnético
LINHAS DE CAMPO ELÉTRICO
1) Conceito
O conceito de linhas de força foi introduzido pelo físico inglês M. Faraday, no século passado, com a finalidade de representar o campo elétrico através de diagramas.
Para que possamos compreender esta concepção de Faraday, suponhamos uma carga puntual positiva Q criando um campo elétrico no espaço em torno dela. Como sabemos, em cada ponto deste espaço temos um vetor E, cujo módulo diminui à medida que nos afastamos da carga. Na figura abaixo à esquerda estão representados estes vetores em alguns pontos em torno de Q. Consideremos os vetores E1,E2,E3 etc, que tem a mesma direção, e tracemos uma linha passando por estes vetores e orientada no mesmo sentido deles, como mostra a mesma figura a direita Esta linha é, então é tangente a cada um dos vetores E1,E2,E3. Uma linha como esta é denominada linha de força do campo elétrico. De maneira semelhante, podemos traçar várias outras linhas de força do campo elétrico criado pela carga Q, como foi feito na fig.08-b. Esta figura nos fornece uma representação do campo elétrico da maneira proposta por Faraday.
Se a carga criadora do campo for uma carga puntual negativa, sabemos que o vetor E em cada ponto do espaço, estará dirigido para esta carga, como mostra a figura seguinte. Podemos, então, traçar, também neste caso, as linhas de força que representarão este campo elétrico. Observe, que a configuração destas linhas de força é idêntica àquela que representa o campo elétrico da carga positiva, diferindo apenas no sentido de orientação das linhas de força: no campo da carga positiva as linhas divergem a partir da carga e no campo de uma carga negativa as linhas convergem para a carga.
Linhas de Campo Magnético
Para determinar a direção e o sentido do vetor campo magnético em um dado ponto do espaço pode-se usar como indicador a agulha magnética de uma bússola (que, na verdade, é um pequeno imã permanente), colocando o seu eixo de