Trabalho
Trabalho realizado por:
Afonso Patrício
José Duarte
Nelson Azevedo
Óscar Lúcio
Ricardo Batista
Introdução:
No âmbito da disciplina de Física e Química foi realizado um trabalho na vertente do Magnetismo e da Eletricidade, onde aprofundadamente vamos retratar a sua história, definição, entre outros, com alguns subtemas descritos, tais como: eletromagnetismo; linhas de campo magnético e linhas de campo elétrico. Este informativo propõe-se a esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas com a exposição a campos elétricos e magnéticos.
Para tanto, inicialmente são definidos alguns conceitos básicos relacionados à transmissão de energia elétrica.
Campo magnético e campo elétrico
História do magnetismo
O magnetismo é um ramo da Física que estuda os fenómenos e propriedades relacionadas aos ímans(fig.1). Estes, são elementos encontrados da natureza que possuem capacidades de atrair ou repelir alguns tipos de metais e também outros ímans.
O estudo do magnetismo é fundamental para o desenvolvimento da eletricidade e da engenharia. Os ímans são muito utilizados em equipamentos elétricos e eletrônicos. Quase todos os motores e geradores elétricos, por exemplo, possuem íman. Os conhecimentos de magnetismo são utilizados também para fabricar telefones, televisões, bússolas, etc.
Na Grécia Antiga já havia conhecimentos sobre o magnetismo. Tales de Mileto, por exemplo, chegou a retratar as propriedades de elementos com capacidades magnéticas.
Porém, somente em 1873 que o pesquisador Maxwell formulou leis capazes de descrever os fenômenos magnéticos. Foi este pesquisador que relacionou os efeitos do magnetismo com a eletricidade, dando origem aos estudos no campo de eletromagnetismo.
Fig.1- Íman
História da eletricidade Foi descoberta por um filósofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de