A Dessacralização e a Perda Do Sentido Do Sagrado
A DESSACRALIZAÇÃO E A PERDA DE SENTIDO DO SAGRADO/DIVINO
Docente: Albenina Monteiro
Trabalho realizado por: Joana Brito, nº14, 10º1ª
Lisboa, Abril 2013
Índice
INTRODUÇÃO
A dessacralização no mundo atual é um fenómeno visível e crescente. Este fenómeno relaciona-se com os valores já que são os valores religiosos que estão a perder a sua anterior importância na sociedade, especialmente entre os membros mais jovens da mesma, o que irá provocar mudanças nas ações quer a nível individual quer a nível de comunidade. Como e porque começámos a questionar os valores religiosos? A resposta a esta questão será feita através da análise da origem e evolução do fenómeno de dessacralização e das várias teses que surgiram como consequência da mesma, de modo a permitir a tomada duma posição.
DESENVOLVIMENTO
1.1 A AÇÃO HUMANA E OS VALORES
A ação humana é uma interferência consciente e voluntária do ser humano (o agente) no percurso normal das coisas. Pressupõe a tomada de consciência daquilo que nos propomos fazer (intenção), que assumamos responsabilidade pela nossa ação (enquanto agentes) e que tenhamos um motivo para a realizar. Ao agir, escolhemos realizar uma possibilidade em detrimento de outras igualmente possíveis e essa decisão permite transformar o desejo/motivação (impulso que orienta o nosso comportamento para um fim/bem) em projeto. Todos estes elementos, segundo Paul Ricoeur, só fazem sentido quando analisados uns em relação aos outros, constituindo a rede concetual da ação. As motivações podem ser primárias (inerentes à estrutura biológica como a fome) ou secundárias (adquiridas no processo de socialização como a necessidade de ser estimado).
A ação distingue-se assim da reação (todo o comportamento humano que é hábito, assente “em vastas áreas de automatismos”) e do comportamento animal (podemos dizer que os animais nunca têm possibilidade de escolha, sendo o