artigo docência no ensino superior
Carlos Alexandre da Silva1
Orientador2
RESUMO:
O planejamento consiste em um processo importante para o individuo. Acompanhando o homem deste a era mais remota do pensamento primitivo, até a atualidade. Sendo assim, buscamos relacionar, neste trabalho, uma relação entre planejamento e educação universitária, focando a importância de um elo que na maioria das vezes passa de maneira intuitiva por aqueles que a praticam.
O ato de planejar
De acordo com o dicionário FERREIRA (1999):
“O planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão, segundo roteiros e métodos determinados.”
Isso significa que podemos melhorar o futuro a partir de uma iniciativa pensada, tomada no presente. Embora seja uma iniciativa pensada, em grande parte este processo acaba ocorrendo sem que o homem perceba que o faz, naturalmente.
Foi assim, desde o começo dos tempos. Onde a sobrevivência da espécie humana, ainda, na pré-história começou a pensar em maneiras de se manter seguro dos animais maiores e de ataques de outros grupos (tribos rivais). Ocupando-se também em técnicas de caça e pesca. A partir de concepções prévias, o homem deve ter aprendido a pensar e planejar, observando ações já vivenciadas. Desta forma, através de um planejamento prévio a probabilidade de sucesso em seu objetivo tornava-se maior.
A pintura rupestre encontrada em vários países, inclusive no Brasil, demonstra esse tipo de tática utilizada pelo homem do Paleolítico Superior (40.000 a.C.). Podemos não ser capazes de decifrar o que exatamente pretendia essa arte, mas, é possível perceber a diferença de pintura entre grupos étnicos e suas descrições sobre caça, ritos cerimoniais, animais e plantas da região. O que nos faz crer na possiblidade de registro de uma ação marcante dentro do grupo. Mas, que também poderia ser visto como uma ideia inspiradora de um evento de sucesso realizado e que poderia ser repetido e/ou melhorado