contos
CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL PARA JOVENS
LUÍS da CÂMARA CASCUDO
PARTE 1
PRÉ-LEITURA
ATIVIDADES ANTERIORES À LEITURA
INTENÇÃO: INSTIGAR A CURIOSIDADE E AMPLIAR O REPERTÓRIO DO
ALUNO, CONTEXTUALIZAR A OBRA E O AUTOR
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Antes de você iniciar a leitura dos contos...
Antes do sumário, a epígrafe...
Você sabe o que é uma epígrafe? Se não sabe, consulte o dicionário e descubra. No livro Contos tradicionais qual é e de quem é a epígrafe?
Sugestão: Vale a pena chamar a atenção do aluno para a importância da epígrafe e refletir sobre a do livro de autoria do próprio Câmara Cascudo.
Trabalhando o sumário...
No sumário, você tem o nome dos 44 contos agrupados em doze tipos de histórias. Para conhecer melhor cada tipo, é só ler o que os editores escreveram em Caminho das histórias. E eles têm razão quando afirmam:
Você tem nas mãos, agora, um tesouro de histórias, um tesouro que pertence ao povo brasileiro, como herança de gente que vem contando histórias há milhares de anos
Pois bem... Leia somente os títulos do sumário. Dentre os 44:
1. Selecione cinco que você leria primeiro. Justifique sua escolha.
2. Selecione cinco que não teria interesse em ler. Justifique sua escolha. Sugestão: Socializar as escolhas com a classe.
Sobre o autor
Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30 de dezembro de 1898- Natal, 30 de julho de 1986) viveu quase toda sua vida no Rio Grande do Norte. Lia muito, recebia visitas, escrevia demais. Em suas viagens fazia amigos e ouvia histórias. Trocava muita correspondência. Por ser um homem muito querido, recebia - por escrito ou ao pé do ouvido - muitas informações sobre "causos" que embalaram o sono e assustaram gerações e gerações. Professor Cascudo, como historiador que era também pesquisou os caminhos trilhados pelo homem e seu legado nos deixou as mais preciosas informações sobre a cultura brasileira. Pela Global Editora tem publicado, entre outras obras: Antologia do