artigo disturbios do sono
RESUMO
Trata o presente artigo, dos distúrbios do sono, distúrbios clínicos com grande impacto na saúde, os quais são agrupados de acordo com o esquema que relacione entre si certas características comuns ou sintomas similares, cujo objetivo foi caracterizar clinicamente os distúrbios do sono mais comuns, tratando-se da insônia, da síndrome da apnéia obstrutiva do sono, do sonambulismo, dos pesadelos e do bruxismo. Mostra formas de tratamento e relata investigação das possíveis incidências destes distúrbios entre os moradores do município de Alto Rio Novo – ES, sendo entrevistados 112 pessoas com idade variando entre 16 e 68 anos, no período compreendido entre 2 a 25 de julho de 2008. Os distúrbios do sono atingem homens e mulheres em todas as faixas etárias. Esses distúrbios podem ser tratados na forma de farmacoterapia, terapia comportamental e em alguns casos há a necessidade de tratamento cirúrgico. Conclui que há uma predominância da insônia em relação aos outros distúrbios e que, apesar dos distúrbios do sono serem comuns, o seu diagnóstico na maioria das vezes é demorado, o que pode ser devido ao fato de que muitas pessoas não deem importância aos primeiros sintomas, o que dificulta o tratamento.
Palavras-chave: Distúrbios do sono, sintomas, tratamento.
1 INTRODUÇÃO
O sono é um estado fisiológico que pode ser manipulado, mas não evitado, pois passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo e aproximadamente um quarto desse tempo sonhando. Porém caso ocorram alterações relacionadas ao começo do sono, durante o sono ou a comportamentos anormais a ele associados, serão observados os distúrbios do sono, os quais irão causar um desarranjo fisiológico que poderá ser expresso sob a forma de sonolência diurna excessiva, baixo rendimento profissional e acadêmico e diminuição das funções cognitivas.
Os distúrbios do sono são uma das condições mais frequentes na população atual, causando alterações no rendimento do indivíduo e podem