Relatorio De Fisica Pendulo
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
LABORATÓRIO DE FÍSICA A- PÊNDULO SIMPLES
MANAUS-AM
2015
OBJETIVO
Dispor de um sistema de pêndulo simples, de modo que se observe o movimento deste e analisar os períodos de oscilação em dependência com o comprimento do fio.
Definir a aceleração da gravidade
Demonstrar graficamente os resultados obtidos INTRODUÇÃO
O pêndulo simples é um sistema que consiste em uma esfera de massa m, sustentada por um fio leve e que não se distende que possui comprimento L, junto a este sistema está acoplado um suporte de modo que a massa oscile livremente. Este movimento de oscilação ou periódicos remete ao deslocamento que se repete em intervalos regulados ou indefinidos. Ao movimentar o pêndulo a partir da sua posição de equilíbrio, este será submetido a influência da força peso, e apresentando um movimento oscilatório, tendo assim a força do peso da esfera P, e a força de tração do fio com a esfera T, além da força da gravidade g.A força da tração T resultante do fio e a força do peso py, irão converter-se na força centrípeta que irá manter o pêndulo na trajetória. O período de um pêndulo é basicamente o cálculo do tempo em que a esfera faz um oscilação completa. Ao se analisar as forças atuantes no corpo, pode-se calcular o período da esfera, para isso utiliza-se do tempo medido pelo cronômetro, que é de meia oscilação e multiplicando este valor por 2. Abaixo nota-se as forças atuantes neste sistema.
Figura 1 – Esquema do pêndulo simples e as forças atuantes na oscilação. O comprimento do fio e a aceleração da gravidade vão resultar no período de oscilação, tal afirmação é apresentada na equação:
Sendo que:
T:Período; L: Comprimento do fio; G: Aceleração da gravidade (m/s²)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Os materiais utilizados neste experimento são:
1 cilindro de metal ( utilizado no lugar da esfera)
1 barreira de luz