relatorio fisica pendulo
Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental
Código:
Turma: 3137
Professor (a): GEORGE NOCCHI
Data de Realização: 20/09/2014
r
ATIVIDADE EXPERIMENTAL IV - ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Objetivos:
Realizar um procedimento experimental, o pêndulo físico simples, no qual por dados de amostragem, será possível determinar por meio de cálculos o valor da aceleração da gravidade (g) onde nos aproximamos de maneira expressiva do valor real da gravidade do local.
Introdução teórica:
Um pêndulo é qualquer corpo rígido que gira em torno de um ponto fixo.
Foi o astrônomo, matemático e físico italiano Galileu Galilei o primeiro a observar que o período de oscilação de um pêndulo só depende do comprimento do referido pêndulo e é independente da sua massa. Utilizou a oscilação do pêndulo para medir o tempo. No entanto, a sua proposta de utilização da oscilação de um pêndulo para medição do tempo não foi bem aceito. Só em 1656, o cientista holandês Christian Huygens inventou e construiu o primeiro relógio de pêndulo. O pêndulo mais simples é designado por pêndulo simples ideal é constituído por um corpo de pequena massa que oscila em torno de duas posições extremas, para as quais o fio (ou arame) faz um ângulo pequeno. O fio é inextensível, perfeitamente flexível e de massa desprezível. Este tipo de pêndulo tem um período calculado pela Lei do pêndulo formulada por Galileu:
T é o período do pêndulo, l o comprimento do fio e g é a aceleração da gravidade.
Assim, a aceleração da gravidade (g) pode ser medida através do pêndulo.
Suponhamos que um corpo tenha sido abandonado nas proximidades da terra, a certa distancia do solo, numa região onde há vácuo, ou onde a resistência do ar possa ser desprezada. O corpo irá cair, sendo seu movimento chamado de queda livre, ou seja, livre da resistência do ar. Nos exemplos de queda livre, o corpo cai com MUV