ESQUISTOSSOMOSE
Agente Etiológico: Schistosoma mansoni.
O Schistosoma mansoni é um verme nematelminto da classe trematoda. Ele é dióico, ou seja, tem um macho e uma fêmea na sua espécie e apresenta dimorfismo sexual. A fêmea é menor e mais fina, enquanto o macho é maior, mais largo e apresenta uma cavidade chamada de canal ginecóforo, onde a fêmea se instala no ato sexual.
Ovo Cercaria Miracidio
Hospedeiro intermediário: Caramujo Biomphalaria.
Onde o verme se reproduz assexuadamente e logo sai em busca do hospedeiro definitivo. Não causa nenhum mal ao animal.
Hospedeiro definitivo: O Homem.
Onde o verme fica na fase adulta e se reproduz sexuadamente, liberando seus ovos para o meio externo mas permanecendo no corpo parasitado até a sua morte. Prejudica o sistema fisiológico do hospedeiro e pode causar sua morte.
Ciclo de vida:
Um homem já parasitado, ao defecar à margem de um lago ou lagoa, libera os ovos cristalizados do Schistosoma mansoni que, em contato com a água, dissolve-se e libera a lava ciliada Miracídio, que rapidamente vai à procura de um hospedeiro intermediário. Ao encontrar o caramujo Biomphalaria, o miracídio se reproduz assexuadamente através de mitoses, logo se desenvolvendo em lavas mais especializadas, chamadas cercárias. Essas cercárias saem do caramujo á procura de um hospedeiro definitivo, penetrando na pele da pessoa e ganhando a corrente sangüínea, até chegar às veias do fígado, onde se desenvolve na fase adulta. Os vermes adultos se reproduzem sexuadamente e a fêmea sai das veias do fígado e vai pôr seus ovos no intestino grosso. Assim, ao defecar em local incorreto,