Artigo de revisão Leitura e Escrita UCS
Leonardo Guedes Conte2
A partir da evolução da tecnologia, somado ao crescimento expressivo da população mundial e aumento dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade contra o consumo, fazendo do meio ambiente um tema literalmente discutido e urgente. O homem começa a perceber que é impossível transformar a natureza e observa a importância da reformulação de suas práticas ambientais, como o ato do consumo consciente. Hoje, é importante o ser humano saber investigar a relação entre o consumo x sustentabilidade. Enquanto a população não aprender a preservar e ser consciente sobre as questões ecológicas do planeta, o meio ambiente vai piorar cada vez mais. Os fundamentos teóricos deste artigo estão embasados nas contribuições de Boff (2004), Silva (2012) e de Portilho (2005).
Primeiramente, é muito importante conceituar as palavras consumo e sustentabilidade para obter melhor entendimento da relação entre elas. Consumo é a atividade que consiste em obter bens e serviços. “Consumir é, antes de tudo, comprar, desprender parcela econômica de capital para adquirir uma coisa material, e isso faz girar a economia” (MARQUES, 2010). Significa o gasto, dispêndio das pessoas para conquistar algo. Por seguinte, sustentabilidade é a ação e a atividade humana que supre as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ela está diretamente relacionada com o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente para que se mantenha o futuro.
Com o grave problema envolvendo o consumo e a sustentabilidade, criou-se o desenvolvimento sustentável, uma forma que tem como função atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às