Relação do homem maquina
MENDONÇA, Luan Pazzini (Graduando em de Jornalismo)2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale (doutora)3
Universidade de Caxias do Sul (UCS)/ Rio Grande do Sul
Resumo: O presente trabalho apresenta o relato da experiência de aprendizado prazeroso e alegre, envolvendo a disciplina de História da Comunicação, sob a coordenação da Profa. Dra Maria Luiza Cardinale Baptista. O texto conta algumas situações, relativas às atividades desenvolvidas e ao modo como o interesse dos alunos foi sendo despertado. São cenas de enfrentamento de desafios, de alegria de viver o encontro com os veículos, ao mesmo tempo em que o aluno ia aprendendo sobre a sua história o seu passado e sobre como tudo isso constitui o seu presente.
Aprender fazendo, vivendo o contato direto. O texto fecha com o relato do HistcomFest, evento que, ao final da disciplina, convidou os alunos a reunirem e compartilharem suas produções com familiares, amigos, seus convidados para a aula. Ao final, o entendimento de que aprender História da Comunicação pode ser algo prazeroso e alegre.
Palavras-chave: História, comunicação, aprendizado, alegria, prazer.
Iniciando a conversa
Quando me deparei com a disciplina de História da Comunicação, no currículo do Curso de
Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), chamada História da Comunicação, fui entendendo que iria se tratar de uma disciplina repleta de longos textos e com muita teoria, onde aprenderia sobre a origem da comunicação humana, os primeiros escritos, principais transformações que foram acontecendo com o passar dos séculos e a ligação da mídia atual com a antiga. Vi que abordaria História da Escrita, da Imprensa Impressa, da
Fotografia, História do Rádio no Mundo, Brasil e no Rio Grande do Sul, a História do Cinema. Esta
1