Artigo de opinião: Revolução dos bichos
Ao ler o livro A Revolução dos Bichos, pude compreender que o autor quis passar a idéia que a democracia atual não está sendo propriamente uma democracia.
Nos primeiros capítulos, são apresentados as idéias para começar uma revolução e os bichos dominarem a Granja do Solar, assim como transformando isso para a nossa realidade, mostra no começo, onde muitos lutaram para que hoje nosso sistema político fosse a democracia.
Ao decorrer do livro, ele vai apresentando várias situações e comparadas com o nosso mundo, são como corrupção, enganação e exploração. Os líderes políticos são representados no livro pelos porcos, que por sua vez estão cada dia mais exigindo da população (são representados no livro os outros animais e “no mundo real” a população) obediência, trabalho e resultados, mas eles mesmos não se mechem para melhorar a qualidade de vida alheia.
Pude perceber também que George Orwell faz algumas criticas implícitas a população. Porque se os animais acordassem do feitiço de acharem que estavam livres poderiam perceber que estavam sendo explorados e reabrirem a revolução tirando os porcos do poder, assim se a população enxergasse o jeito que seus governantes os manipulam eles poderiam melhorar o local onde habitam.
No livro mostra perfeitamente o jogo de interesses entre governantes de “espécies” distintas. A forma que os porcos mudavam os sete mandamentos é a mesma forma que os políticos escapam da Constituição, abrindo brechas para que eles não fossem pegos. Vale de tudo para conseguir o poder, até criar cães escondidos no sótão para tomar posse daquilo que cobiças, alguns podem considerar traição mas obviamente é uma jogada inteligente.
Conclui-se que, uma pessoa não transforma o mundo sozinha, mas algumas palavras de encorajamento contribuem e muito para que uma Revolução comece. Nunca o mundo será o melhor lugar para viver, mas podemos transformá-lo em um lugar bem melhor. Começando a pesquisar sobre a vida de nossos