artigo cientifico: a revolução dos bichos e o Direito
No livro, o autor narra a história dos animais da Granja Solar, que eram oprimidos de forma totalitária por seu proprietário. Unidos, os bichos passam a planejar uma espécie de revolução. O sofrimento de anos somado a ideias libertárias conduzem os rebeldes até a vitória. Mais tarde, com o poder devidamente tomado pelos animais, é hora de trabalhar.
Os líderes, dois porcos, mostram possuírem divergências ideológicas. Um deles, justamente o mais desleal, expulsa o companheiro e vence centraliza o poder em si. A partir de então, a revolução muito alterada os bichos aos poucos voltam a viver nas mesmas condições iniciais. Uma das frases do livro exemplifica bem a desvirtuação do movimento iniciado com as melhores intenções, “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros”.
Com a deposição do maldoso humano, os porcos passam a administrar a fazenda, compondo um grupo privilegiado. No fim, “já não era possível distinguir quem era homem e quem era porco”. Palavras Chave: Direito; Legitimação; Revolução.
1- Sumário:
2- 1- O Direito na Revolução
a. Concepção de Direito
b. Teoria Aplicada
3- Direito como Legitimador do Estado.
4- Referencias Bibliográfica
O Direito como Instrumento Politico.
1- O Direito na Revolução.
A obra de George Orwell tem conexão estreita com as ciências jurídicas, afinal, a própria revolução que é tema central do livro é baseada em busca de direitos mais definidos e justos aos animais, veremos então algumas considerações acerca ao assunto.
1.1 - Concepção de Direito.
A palavra direito vem sido discutida e estudada desde a época greco-romana, e tem uma gama diversificada de significados e usos. Para compreender melhor