Artigo de opinião publica
A elaboração do presente trabalho tem como objetivo principal entender o motivo,ou os possíveis motivos do desempenho pífio do PT dentro do município de Resende. Para que possamos entender um pouco sobre assunto,primeiro temos que entender o que é politica,os grupos politicos e seus componentes influenciadores que podem levar um partido ao sucesso ou ao fracasso. O PT é um grande exemplo disso, com um enorme número de adeptos ao seu estilo de governo, e que vem crescendo a cada dia nos últimos 10 anos a nível nacional,segundo fonte do IBOPE,onde o partido possui 24% da preferência nacional. Muito distante do segundo e terceiro colocado PMDB e PSDB,que possuem 6 e 5%,respectivamente.
Porém,em alguns municípios essa situação não é tão confortável e favorável assim. Resende,sem dúvidas é um dos grandes exemplos,pois pouquíssimas foram as vezes em que o partido obteve um bom desempenho na cidade e na contramão da ascendência nacional ná última década, o partido na cidade vem em um declínio cada vez mais acelerado. Entre as razões ,podem estar a falta de referência partidária,os componentes sociológicos e culturais que acercam a cidade,dentre outros fatores.
COMPONENTES ESSENCIAIS
Dentro da construção de um partido político,forte, conceituado e respeitado dentro de uma cidade e região, devemos levar em conta alguns componentes que devem estar de acordo com o contexto daquele ambiente em que o mesmo pretende estender sua bandeira. São eles:
Componente Sociológico Os partidos tem como intuito ser como espelhos dos traços fundamentais da sociedade que os acercam com as suas contradições e conflitos, com seus conceitos e inovações, com as dominações e dependências, dando característica às forças sociais que a história e a propria atualidade nos mostra atuante. A análise sociológica não se detém na análise da estrutura interna do partido,tendo de ser levado em consideração as diferenciações de papéis entre cada integrante dessa engrenagem, a