Como entrevistar um candidato
Introdução
A entrevista representa um momento fulcral no processo de recrutamento. Provavelmente trata-se da primeira vez que recrutador e candidato se encontram, podendo dar origem a uma colaboração com vantagens recíprocas. Este é um momento que gera tensões bilaterais, já que ambas as partes se encontram pressionadas. Por um lado o recrutador tem necessidade de encontrar o profissional certo e, por outro, o candidato submete-se a uma prova que poderá determinar ou não o seu futuro profissional.
Para que ambos atinjam os objectivos é necessário que ambas as partes obtenham informações necessárias à tomada de decisão e esta deve decorrer num clima favorável.
Passo 1 - Escolha as melhores condições físicas e materiais
Uma entrevista assemelha-se a uma relação de negócios, onde a atenção ao pormenor deve ser tida em conta. Para que esta comunicação decorra sem interferências é necessário criar as várias condições:
A entrevista deverá decorrer num espaço:
• suficientemente insonorizado, que garanta a privacidade;
• adequadamente iluminado, para permitir a observação de parte a parte;
• que disponha de uma mesa do tipo de reuniões, para que a relação seja o mais igualitária possível;
• onde não deverá existir telefone, ou este estar desligado;
• onde devem ser proscritas quaisquer interrupções;
Além disso:
• deve controlar o tempo necessário para cada entrevista. Uma hora é a média, mas esta é variável em função do ritmo da entrevista;
• não deve fazer esperar outros candidatos, para não conduzir a uma tensão indesejável.
Passo 2 - Pense no que espera do candidato
Embora se pretenda que a entrevista decorra com transparência, é natural que o candidato, sem faltar à verdade, omita os aspectos menos positivos e realce os factores que o valorizem ou facilitem a ocorrência de uma decisão que lhe seja favorável. A tendência natural pode levá-lo a: aferir por cima o vencimento actual, o seu nível de