Trabalho
Rodolpho Raphael de Oliveira SANTOS1
Resumo Este Artigo tem por objetivo oferecer um conjunto de conceitos e de instrumentos analíticos próprios para a análise de processos políticos que envolvem duas noções fundamentais para o exercício da democracia contemporânea: opinião pública e preferências políticas.
Comportamentos políticos se expressam de diversas formas: pelas opiniões declaradas; pelas atividades individuais cotidianas, públicas ou não; No entanto, na democracia de massa em que vivemos hoje, o principal mediador desse diálogo é o sistema de mídias. A mídia, nesse sentido, não é apenas uma arena política ou social onde atores debatem as questões públicas e formam opiniões. Esta mediação transforma-se em ação política quando a mídia emite opinião, quando se transforma em opinião pública e vai além de ser apenas porta-voz da opinião pública e/ou do público.
Palavras-Chaves: Democracia. Opinião Pública. Político. Social. Mídia.
Introdução O debate sobre a opinião pública e seu papel nas democracias é tão antigo quanto o debate sobre a própria democracia. O que se destaca na evolução histórica sobre opinião pública, em especial nos estudos mais contemporâneos, é a possibilidade ou até mesmo a viabilidade da manutenção de relações democráticas estáveis. Isso, ao se levar em consideração a opinião pública na tomada de decisões políticas. Se, por um lado, a democracia, por princípio, deve considerar as aspirações dos cidadãos nos processos decisórios, por outro, deixa muitas dúvidas sobre a pertinência e racionalidade dessas aspirações. Leva-se em consideração ainda, segundo autores críticos da opinião pública, que 1 Graduando do Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da
Paraíba – UEPB. e-mail rodolphorjornalista@gmail.com
Ano VIII, n. 06 – Junho/2012