Historia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO IACS - TAQUARA
CURSO DE PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Angela Bernadete Padilha - 413948
Daniele Diulhene de Melo - 407303
Caroline Diehl Heldt - 423270
Francine Neves da Costa - 405361
Luciana Salazar – 423266
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Beatriz Quevedo dos Santos
Taquara
2014
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
O relato de acontecimentos e ações passados faz parte da preservação da memória histórica. A história não foi sempre à mesma, ela se modifica com o tempo, esta transformação em parte acontece pelo fato; de que nos mesmos mudamos. A mudança de pensamento traz mudanças em nossas ações, e é desta maneira que vamos construindo a nossa cultura, deixamos nossas memórias e nos tornamos seres históricos. Nossas ações no presente estão fortemente ligadas às heranças culturais de nossos antepassados. Nunca houve sociedade, em tempo algum, com características imutáveis, é da natureza humana o movimento. Ao investigar um tema com intuito de usá-lo como referência histórica, várias devem ser as fontes a serem pesquisadas, assim como distintas, devem ser as maneiras de olhar para um mesmo tema.
A pesquisa pressupõe teorias ou visões de mundo que, em diferentes domínios do conhecimento, moldam a atividade investigativa e auxiliam a pesquisa. As concepções de mundo denominem-se paradigmas. O dicionário Aurélio define paradigmas como modelo, padrão, estalão. Acrescenta a ideia de que é uma concepção teórica ou uma crença que direciona a leitura do mundo, ou que faz que se enxergue o mundo de um determinado modo. (CHIZZOTTI 1991, apud BORGES, 2005).
É comum à existência no meio acadêmico de várias correntes de pensamento, não sendo diferentes entre os historiadores. Sendo assim, a maneira de pensar, as convicções, a bagagem cultural de cada historiador influenciam o método investigativo e a maneira