Artigo de Opinião - Maioridade Penal
Em muitos países, como no Brasil, um indivíduo abaixo a maioridade penal esta sujeito a punições leves, como trabalhos comunitários, acompanhamento social e psicológico ou até mesmo internação em reformatórios.
Não que essas punições resolvam alguma coisa no caso do Brasil, na maioria das vezes as crianças e adolescentes saem impunes e quando internados em umas dessas instituições e reformatórios, saem mais acostumados com o crime do que quando entraram.
Sendo uma adolescente tenho toda e total consciência dos meus atos, daqueles que cometo e dos quais eu poderia cometer (principalmente os que poderiam ser considerados criminais) e de suas consequências. Uma pessoa na minha idade na sociedade de hoje, realiza muitas coisas, digamos que a maioria completamente imprópria para a idade, por isso não vejo o porquê de na hora da responsabilidade o uma criança e adolescente é visto como vítima.
Acredito sim em casos em que o individuo abaixo da idade mínima é a vítima da sociedade, levando em conta vários fatores sociais que talvez possam ter o levado a desenvolver um distúrbio psicológico. Mas isso é o caso de uma minoria, que em muitas vezes, tem como o responsável de todo o rebuliço causado o governo, por não dar a estrutura de vida que a própria legislação nos garante.
Muitas pessoas dizem que o fato de a idade em que se permite votar não coincide com a maioridade penal, porém eu acredito que sim. Acaso pode eleger alguém ao poder do país, um indivíduo que não pode se responsabilizar pelos seus próprios atos? Considero isso um absurdo.
A maioridade penal tem que ser diminuída para 14 anos, pois acredito que é uma