Artigo - Comportamento Organizacional
Devido ao capitalismo cada vez maior e mais exigente a economia global foi se tornando mais competitiva e com esta concorrência o mercado exige mais pessoas qualificadas oferecendo com isso um mercado de trabalho com menos ofertas.
Em 1994 com a estabilização da moeda, migrando para o Real, o Dólar ficou de igual valor com a moeda brasileira e foi ai que empresas multinacionais se instalaram no país devido a estabilidade econômica.
O mercado ganhou mão –de- obra qualificada, mas também a preocupação dos profissionais a se qualificarem ainda mais para enfrentar a concorrência estrangeira. Na era da globalização o requisito mínimo exigido para entrar no mercado era a qualidade, onde aumentou a falta de profissionais capacitados, com isso as empresas se preocupavam em oferecer diferenciais para conquistar mercado, ofereciam vagas porém não havia profissionais qualificados para suprir a necessidade.
O capital humano é mutante mercado de trabalho com profissionais cada vez mais qualificados. As organizações estão atribuindo um valor maior aos seus profissionais, mas com isso aumentaram ainda mais o nível de cobranças e diminuindo os prazos de entrega de resultados. Com isso elevou o número de pessoas com doenças relacionadas ao estresse, enquanto as empresas se preocupam com os prazos e resultados, esquecem da saúde de seus colaboradores.
Importância da motivação – Quando trabalhamos em um ambiente agradável para desenvolver as tarefas do dia –a- dia percebemos a importância da motivação, pois um ambiente tranquilo e equilibrado ajuda na resolução de conflitos, ajuda-nos a lidar melhor com os colegas de trabalho e ajuda também no desenvolvimento de trabalho em equipe e com isso os resultados almejados pela empresa vão aparecendo naturalmente.
Mas com todas as exigências e os constantes compromissos, não é fácil manter o ambiente sempre motivado, para isso é preciso os combustíveis que serve para ajudar