serrapilheira
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
COMPONENTE CURRICULAR: ECOLOGIA
RELATÓRIO
ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA EM UMA ÁREA DE CAATINGA NA REGIÃO DE SÁTIRO DIAS – BA.
ALAGOINHAS\2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
COMPONENTE CURRICULAR: ECOLOGIA
ALINE SANTOS SOUSA, DIELE GONÇALVES
RELATÓRIO
ANÁLISE FITOSSOCIOLÓGICA EM UMA ÁREA DE CAATINGA NA REGIÃO DE SÁTIRO DIAS – BA.
Trabalho apresentado como requisito parcial do componente curricular de ecologia do curso de licenciatura em Ciência Biológicas, orientada pela professora Dr. Mara Rojane.
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 Material e Métodos 5
2.1 Caracterização da área em estudos 6
2.2Coleta e análise de dados 7
3 Resultados e Discussões 8
4 Referências bibliográficas...................................................................................... 9
INTRODUÇÃO.
Ocupando quase 10% do território nacional, com 736.833 km², a Caatinga abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e norte de Minas Gerais. Região de clima Semi-Árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil, o bioma é rico em recursos genéticos dados a sua alta biodiversidade. O aspecto agressivo da vegetação contrasta com o colorido diversificado das flores emergentes no período das chuvas, cujo índice pluviométrico varia entre 300 e 800 milímetros anualmente (WWF, 2007). A vegetação da Caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila).
Quanto à flora, foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas (WIKIPÉDIA, 2007).
De acordo com Fernandes (2000), é mais prático e acertado considerar basicamente duas fitofisionomias: caatinga arbórea e