Artigo Coes O
Assim pelo o mecanismo da referência, o texto pode ser pessoal, comparativo e demonstrativo, não podendo ser interpretado por si próprio, uma vez que deve ser relacionado a outros elementos do discurso para ser compreendido. A referência onde ocorre relação com algum elemento da situação chama-se (exofórica), e a textual (endofórica):
Você não se arrependerá de ler este anuncio – exofórica.
Paulo e José são advogados. Eles se formaram na USP – endofórica.
Já pelo o mecanismo da substituição, pode ser nominal, verbal e frasal. Refere-se à colocação de um item no texto no lugar de outro, por uma outra palavra ou oração inteira:
Pedro comprou um carro e José também.
O professor acha que os alunos estão preparados, mas eu não acho assim.
No mecanismo por elipse, trata-se do processo de substituição ou omissão de um item, palavra, frase ou sintagma:
Você vai ao shopping hoje?
Pelo mecanismo da conjunção, abrangendo principalmente as conjunções aditivas, adversativas, causal e temporal, se permite estabelecer relações significativas, entre elementos e significados do texto, usando os conectores e, mas, depois etc. Elementos continuativos também são utilizados:
Uma grande paz seguiu-se ao violento tumulto.
Após o violento tumulto, houve uma grande paz.
Pela coesão lexical, ocorre a repetição, sinonímia, hiperonímia e o uso de nomes genéricos, portanto a coesão lexical se dá pela repetição de um mesmo item:
O presidente viajou para o exterior. O presidente levou consigo uma grande comitiva.
Podemos ainda citar exemplos de coesão por: Perífrase ou antonomásia, nominalizações, repetição vocabular, termos sintéticos, pronomes, numerais, advérbios e metonímia.
Com relação a coerência, Koch e