CUSTO DE PRODU O DE ALFACE EM SISTEMA hellip
1530 palavras
7 páginas
CUSTO DE PRODUÇÃO DE ALFACE EM SISTEMA DE CULTIVO ORGÂNICOFernando Bergantini Miguel
Adm. Emp., Ms., PqC do Polo Regional da Alta Mogiana/APTA fbmiguel@apta.sp.gov.br Regina Kitagawa Grizotto
Eng. Alim., Dr., PqC do Polo Regional da Alta Mogiana/APTA reginagrizotto@apta.sp.gov.br Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto
Med. Vet., Ms., PqC do Polo Regional do Centro Oeste/APTA fernandafurlaneto@apta.sp.gov.br A agricultura orgânica pode ser definida como um sistema de produção que evita e exclui a utilização de fertilizantes de composição sintética e química, pesticidas, hormônios e aditivos conservantes de alimentos. Para que seja viável, o sistema de produção orgânico deve utilizar a rotação de culturas, manejo dos resíduos culturais, adubação verde, estercos, fertilizantes a base de rochas minerais moídas e aspectos relacionados ao controle biológico, com a finalidade de manter os níveis satisfatórios de produtividade.
A tomada de decisão quanto à adoção dos sistemas de produção orgânica depende de diversos fatores econômicos, tecnológicos e gerenciais. Dentre os fatores econômicos podem-se citar a demanda por esses produtos, preços em relação à produção convencional, bem como os custos relativos da produção orgânica frente à convencional. Dentre os fatores de ordem tecnológica e gerencial menciona-se a falta de conhecimento dos sistemas produtivos, necessidade de certificação, qualidade, entre outros.
Tendo em vista o potencial de mercado de produtos orgânicos este artigo objetiva analisar os aspectos econômicos da produção de alface na região de Bebedouro-SP, como subsídio
www.aptaregional.sp.gov.br
à tomada de decisão quanto à adoção de sistemas orgânicos por parte de agricultores da região. Metodologia
Foram aplicados questionários em 20 produtores no município de Bebedouro-SP para identificação das matrizes de coeficientes técnicos e estimativa do custo de produção. Os dados foram levantados no período de dezembro de 2005 a abril de 2006.
A metodologia