Artigo Cientifico
Os artigos científicos são pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constituem em matéria de um livro. São publicados em revistas ou periódicos especializados e formam a seção principal deles.
Estrutura do artigo Os artigos científicos tem a mesma estrutura orgânica exigida para trabalhos científicos:
1. Preliminares:
a) Cabeçalho – título (e subtítulo) do trabalho;
b) Autor (es);
c) Credenciais do(s) autor (es);
d) Local de atividades;
2. Sinopse;
3. Corpo do artigo:
a) Introdução – apresentação do assunto, objetivo, metodologia, limitações e proposição.
b) Texto – exposição, explicação e demonstração do material; avaliação dos resultados e comparação com obras anteriores.
c) Comentários e conclusões – dedução lógica, baseada e fundamentada no texto de forma resumida.
4. Parte referencial:
a) Bibliografia;
b) Apêndices ou anexos (quando houver necessidade);
c) Agradecimentos;
d) Data;
Tipos de artigos Argumento teórico: é o tipo de artigo que apresenta argumentos favoráveis ou contrários a uma opinião. Inicialmente enfoca-se um dado argumento e depois os fatos que possam prová-lo ou refutá-lo. O desenrolar da argumentação leva a uma tomada de posição.
Artigo de análise: Nesse tipo de artigo, o autor faz análise de cada elemento constitutivo do assunto e sua relação com o todo. A analise engloba: descrição, classificação e definição do assunto, tendo em vista a estrutura, a forma, o objetivo e a finalidade do tema. Entra em detalhes e apresenta exemplos.
Classificatório: O autor, nesse caso, procura classificar os aspectos de um determinado assunto e explicar suas partes. Primeiramente, faz-se a divisão do tema em forma tabular, ou seja, em classes, com suas características principais. Depois apresenta definição, descrição objetiva e análise.
Resenha crítica