referências
Apesar de a soldagem subaquática ser uma técnica suscetível ao aparecimento de defeitos nos depósitos, devido ao seu baixo custo operacional esta aparece como uma ferramenta importante na viabilização da execução de reparos em estruturas localizadas em ambiente submarino. Apesar de ser potencialmente problemática, quando comparada a outras técnicas de soldagem subaquática, como a soldagem hiperbárica a seco ou a soldagem a atmosfera, a soldagem molhada apresenta o diferencial de dispensar o encapsulamento da região a ser soldada, o que reduz sensivelmente a necessidade de equipamentos e o tempo despendido a condução dos reparos. Estas características resultam em menores custos para a realização do serviço e, principalmente, de parada de produção. Limitações relacionadas com a profundidade em que a técnica pode ser aplicada, em função da capacidade do mergulho humano, hoje podem ser consideradas secundárias, visto que as primeiras aplicações demonstraram que grandes partes dos reparos realizados sob a água deverão ser feitos a baixas profundidades. Estas vantagens operacionais e financeiras tem despertado o interesse para o aprimoramento da soldagem subaquática pela técnica molhada e é as principais responsáveis pelo seu atual estágio desenvolvimento.
Definição
Subaquática soldagem, também conhecido como hiperbárica de soldagem, é usada para reparar estruturas metálicas submersas sem removê-los da água. Isso é feito através de vários processos diferentes: alguma seco, através do qual a água é bombeada longe da área; e alguns molhado, onde o soldador, usando equipamento especializado, deve soldar através da água. Soldadores subaquáticos também devem ser qualificados mergulhadores e capaz de trabalhar em profundidades extremas e pressão de água.
Equipamento
O equipamento para solda subaquática deve ser projetado para estas condições ambientais. O operador normalmente utiliza equipamento de mergulho completo, o