artigo cientifico principio da territorialidade
O conhecimento religioso, isto é teológico, apóia-se em doutrinas sagradas (valorativas), reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas).
É o conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino), como obra de um criador divino, suas evidencias não são verificadas, esta sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. Implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências não podem ser comprovadas, sendo geralmente relegadas à fé ou crença pessoal. Desta forma, o conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas à análise científica.
É tratado como verdades infalíveis e indiscutíveis (sobrenatural).
Formado de proposições doutrinais reveladas de uma forma divina.
As características do Conhecimento Religioso são:
- Valorativo: Pois consiste em proposições e crenças definidas por diferentes doutrinas religiosas.
- Inspiracional: Pois suas verdades foram reveladas pelo sobrenatural.
- Infalível e Exato: Pois não existe modo de provar e desta forma se torna inviável o questionamento em base real.
- Sistemático: Baseado em afirmações sobre (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino.
Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como metafísico, sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
Mitologia e Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um