AS PRINCIPAIS CAUSAS DE ALTERAÇÕES EM RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS PELA QUALIDADE DA COLETA DE MATERIAIS BIOLÓGICOS
LABORATORIAIS PELA QUALIDADE DA COLETA DE MATERIAIS
BIOLÓGICOS
Larissa Fátima dos Santos¹, Pamela Bersaneti Dias¹ , Ananda Dorti Frata¹
1 Acadêmicas do Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Votuporanga – Unifev – 2º
Período – Campus Centro – Votuporanga/SP
RESUMO
A coleta de material biológico é a primeira etapa a ser considerada do diagnóstico preciso.
É determinante no processo, de forma que se realizada incorretamente, pode impossibilitar os processos subseqüentes. A fase de coleta é responsável por mais de dois terços dos erros atribuídos à procedimentos rotineiros dos laboratórios de Análises Clínicas. Os erros associados a fase Pré-analitica representam mais de 90% do erro total, o que aponta a necessidade de focar esta etapa no planejamento de Gestão de qualidade. Estas variáveis podem ser diminuídas ao se estabelecer orientação adequada aos pacientes em relação ao tempo de jejum, tabagismo e influencia de medicamentos.Os processos de controle interno e externo, aliados a um sistema de gestão e comprometimento com a qualidade, permitem elevar o grau de confiabilidade dos resultados laboratoriais.
INTRODUÇÃO
Todo processamento de uma amostra biológica, coletada de forma adequada é composta por três fases: Pré- analítica, Analítica e Pós analítica. Cada etapa é responsável por diminuir a possibilidade de erros que afetam a confiabilidade do resultado.
Na Figura estão descritas as principais etapas de cada uma dessas fases e suas respectivas freqüências de erros estimadas para cada etapa.
Fase
FasePRÉ-ANALÍTICA
46-68%
-Tempo de Jejum
-Requisição incorreta
-Perda de requisição
-Transporte inadequado
-Identificação errada
-Interpretação errônea da requisição -Orientação inadequada ao paciente Fase
ANALÍTICA
07-13%
-Falha no equipamento
-Perda de amostra
-Troca de identificação da amostra -Contaminação entre amostras Fase
PÓS-ANALÍTICA