Artigo Ativ
Alessandro AP. Gonçalves, David lima da Rosa, David Henrique Pouza, Everton Borges Maia, Lucas Gabriel Staianof
Resumo
Neste artigo temos como objetivo mostrar a importância da pratica de atividades físicas nos períodos da infância e adolescência, mostrando que ajuda no estímulo das habilidades motoras, bem como seus benefícios que se estendem alem de melhorias na saúde.
Introdução
A prática de atividade física moderada e regular é extremamente importante em qualquer idade, pois ajuda a melhorar e manter a saúde do individuo tendo potencial de prevenção e controle sobre certas doenças, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2012; LAZZOLI et al, 1998; VIEIRA; PRIORE; FISBERG, 2002; SILVA, 2013).
Ser fisicamente ativo nos proporciona um aumento significativo de energia, diminui os níveis de colesterol e pressão arterial, também ajuda a reduzir a tensão e o cansaço, bem como aumento de força, agilidade, flexibilidade, resistência muscular, melhora a condição cardiorrespiratória, alem de promover o crescimento saudável das crianças e jovens entre outros benefícios tanto mentais quanto sociais (LAZZOLI et al, 1998; SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2008; VIEIRA, PRIORE, FISBERG, 2002).
A atividade física na infância se revela com um grande peso sobre o desempenho motor infantil, principalmente as crianças pré-escolares.
Segundo a pesquisa de Palma, Camargo, Pontes (2012), A partir dos resultados do presente estudo, torna-se pertinente refletir sobre a importância que o movimento - nas suas mais variadas formas - assume para as crianças e sobre as repercussões que a aquisição e o refinamento das habilidades motoras fundamentais geram sobre o desenvolvimento infantil. Há indícios suficientes, constatados pelos resultados de inúmeras investigações, de que a participação