Atividade 1 Cia Canarinho 1a
Profª Maria Denize Henrique Casagrande
Gabarito Atividade 1 - Cia. Canarinho – 1ª. PARTE
A Cia. Canarinho é constituída em 16/nov/06 para prestar serviços de assessoria contábil e financeira. Através de balanços patrimoniais sucessivos, você deve registrar as operações que ela realiza desde sua constituição (em 16/nov/06) até 30/nov/06, supondo tal data ser o término do primeiro de seus exercícios sociais.
Neste Exercício aparece uma novidade: a conta
Reserva Legal. É um valor registrado no
Patrimônio Líquido que é parte do lucro líquido do exercício, transferido da conta Lucros
Acumulados para tal conta. Reserva Legal, ler o artigo 193 da lei 6.404/76 e suas alterações.
Reserva Legal - Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.
(Continua...)
§ 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social. § 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
(inclui § 1º do artigo 182, na
próxima transparência, apenas para conhecimento)
Art. 182. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada. § 1º Serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem: a) a contribuição do subscritor de ações que ultrapassar o valor nominal e a parte do preço de emissão das ações sem valor nominal que ultrapassar a importância destinada à formação do capital social, inclusive nos casos de conversão em ações de debêntures ou partes beneficiárias;
b) o produto da alienação de partes beneficiárias e bônus de