Motricidade global
MOTRICIDADE GLOBAL
Comparação no desenvolvimento motor em crianças de 10 a 12 anos, em relação ao ambiente escolar.
CURITIBA
2012
MOTRICIDADE GLOBAL
Comparação do desenvolvimento motor em crianças de 10 a 12 anos, em relação ao ambiente escolar . Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de conceito para a disciplina de Aprendizagem Motora para o Curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco.
Orientador: Prof. M. Sc. Guilherme Stival.
Curitiba
2012
ÍNDICE
Introdução________________________________________________04
Motricidade Global_________________________________________ 05 Compreendendo o corpo humano________________________ 07 Papel dos docentes educadores físicos____________________08
Aplicando a Metodologia ____________________________________ 10
Resultados _______________________________________________12
Conclusão _______________________________________________ 14
Referências Bibliográficas___________________________________ 15
INTRODUÇÃO
Atualmente, crianças passam a maior parte do dia na escola, e como consequência, além das atividades vivenciadas em sua moradia, é no ambiente escolar onde são colocadas, na maioria das vezes em prática, suas atividades físicas e mentais. Através de seus movimentos, as crianças de 2 a 7 anos de idade, expressam de forma explícita suas vidas cotidianas. Imitar carros, animais, aviões, são exemplos destes comportamentos. Essas brincadeiras são desenvolvidas por elas, na maioria das vezes, em pequenos parques que contenham balanços, escorregadores e gangorras, que além de favorecer e reforçar os fatores da ação (força muscular, resistência, coordenação motora, etc.), a motricidade fina e ampla, também auxiliam nos exercícios cognitivos, trabalhando a imaginação.
A motricidade global (ampla) terá ênfase neste trabalho, pois produz um