Autarquia Educacional do Vale do S o Francisco
R: O movimento renascentista e as revoluções industriais contribuíram para esse evento. Novos produtos e serviços surgiram para fomentar o mercado (cópias, a invenção da prensa, almanaques), a reforma religiosa e o fortalecimento dos estados nacionais difundiram um novo conceito de cultura.
2° No século XIX, que conceito foi dado ao significado de "massa"?
R: Conforme Costa,(2010, p.241)" Cultura de massa, foi o termo característico e pejorativo usado pela elite, para designar a aglomeração de pessoas nas cidades industriais." Essas pessoas, geralmente tinham passado pelo êxodo rural e eram caracterizadas como uma ameaça a elite.
3° Na industria cultural aconteceu uma redução da cultura em que sentido?
R: A cultura que antes era considerada elitista, se tornou cultura popular. Dessa forma, o acesso cultural se tornou consideravelmente mais fácil, reduzindo o conceito de cultura erudita . Conforme Costa, (2010,p.240) " O desenvolvimento da industria garantia ao proletariado a aquisição mínima necessária para comprar jornais."
4° Conforme citado no texto por Edgar Morin, comente o que significa bens simbólicos:
R: Bens simbólicos são frutos da indústria cultural e são caracterizados como impalpáveis, como se fosse um sentimento daquele serviço. Essa industria depende exclusivamente do poder econômico para sua expansão.
5° A importância da Biblioteca azul, comente:
R: A biblioteca azul surgiu nos séculos XVII e XVIII, era uma espécie de acervo de livros produzidos com uma espécie de papel mais barato, com o objetivo de estimular a leitura entre as camadas mais pobres da população. Desenvolvendo o intelectualismo na sociedade.
Referências: Costa, Cristina, Sociologia: A introdução á ciência da sociedade, 4° ed, São Paulo, Moderna, 2010.