Artigo 728
Lilian Cristiane Máior (Pedagogia-UNICENTRO/I), Ana Flávia Hansel (Orientadora - Dep. de Pedagogia/UNICENTRO/I), e-mail: liliancmaior@yahoo.com.br
Palavras-chave: Dislexia, ensino, aprendizagem.
Resumo
O presente trabalho busca aprofundar o conhecimento sobre a dislexia no sentido de colaborar com a formação pedagógica frente às situações educacionais que envolvam alunos disléxicos. Este distúrbio de aprendizagem, é caracterizado principalmente pela dificuldade na aquisição das habilidades da leitura e da escrita. Nesse sentido, cabe ao educador buscar esclarecimentos no âmbito deste distúrbio, a fim de desenvolver um trabalho pedagógico adequado às necessidades do aluno.
Introdução
Para a criança que apresenta dislexia, a aquisição da leitura torna-se um processo árduo e lento, e alguns educadores, talvez por falta de experiência e informações acerca deste distúrbio atuam de forma equivocada frente a esta situação, e acabam muitas vezes incitando no aluno um sentimento de frustração, vergonha e incapacidade perante às atividades a serem desenvolvidas. Diante do exposto, a pesquisa tem como objetivo geral investigar quais são as estratégias dos professores diante dos alunos com diagnóstico de dislexia, e ainda como objetivos específicos realizar o estudo de caso em duas instituições de ensino do sistema municipal, buscando enfatizar a prática pedagógica do professor frente ao aluno que apresenta este distúrbio; observar como ocorre a relação entre o ensino e a aprendizagem e verificar se os encaminhamentos pedagógicos do professor que trabalha com aluno disléxico atendem as necessidades do contexto. A relevância do tema se dá a partir do pressuposto que, além de acrescentar novas informações e conhecimentos acerca deste distúrbio, certamente auxiliará na formação profissional contribuindo na aceitação destes alunos no ambiente escolar.
Metodologia
O estudo de campo deste trabalho está sendo realizado através da abordagem de