Visita Tecnica
Relatório de Visita Técnica
Companhia de Tecidos Santanense
Lidiana Camargos
Itaúna/MG
Relatório de visita técnica- Cia Tecidos Santanense (CTS)
No dia 01 de Abril de 2015 realizou-se a visita técnica com os alunos do segundo modulo do curso técnico em química do colégio CECON em Itaúna-Mg, acompanhados da professora Cintia Aparecida Santos.
O objetivo da visita foi conhecer o processo de fabricação de tecidos. Fomos recebidos pela funcionaria Ana Paula Melo, que abriu o inicio da visita com as normas de segurança e em seguida nos encaminhou para a área com acompanhamento de um monitor para nos explicar o processo de beneficiamento do tecido.
Começamos passando na máquina urdideira que tem a finalidade de enrolar os fios de urdume. Depois de enrolados vai para a máquina engomadeira para ser engomado para maior resistência dos fios e em seguida indo para o tear.
Em seguida conhecemos a sanforizadeira. Essa maquina tem por finalidade dar o pré encolhimento no tecido, melhorar o toque e dar o brilho, o encolhimento é aplicado na temperatura que é de 150°c.
A próxima etapa foi a rama. Essa maquina tem o objetivo de aplicar banhos de acabamento que contem, amaciante, silicone, acido entre outros para maior durabilidade do tecido. Aplica largura e skew. Skew- é o entortamento natural da trama. O tecido na rama passa em uma temperatura de 100°c a 180°c para fixação do banho.
Conhecemos também o turbo que sua finalidade é o branqueamento no tecido com produtos químicos e temperatura e pressão que fica em torno de 8 horas dentro da maquina. Essa maquina faz o tecido branco/branco.
Conhecemos o alvejamento que recebe o tecido cru e engomado e vai para o processo de desengomar e alvejar. O tecido passa por caixas de lavagem e usa peróxido de hidrogênio para ser alvejado.
Conhecemos o tingimento é um processo químico da modificação de cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coradas, através de uma solução ou dispersão, processo que varia