Quimica
1. Nicolau Copérnico (1473-1543) A partir de suas observações do céu a olho nu, antes da invenção da luneta, o polonês Nicolau Copérnico fez uma descoberta que causou a primeira grande revolução em nossa concepção do universo. Estudioso de astronomia, matemática e medicina, ele escreveu “sobre as Reduções das Esferas Celestes” no qual afirma que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e em torno do sol uma vez por ano. Numa época em que os dogmas da então poderosa Igreja Católica afirmava que a Terra ficava parada no espaço e era fantástica e ousada sua concepção de heliocentrismo, ainda que imperfeita, pois previa orbitas circulares dos planetas em torno do Sol, quando na verdade elas são elípticas, iniciou-se então um fabuloso processo de descobertas astronômicas e físicas nas décadas seguintes.
2. Galileu Galilei (1564-1642) O italiano Galileu Galilei foi um dos primeiros a perceber como a matemática aplicada aos fenômenos naturais nos propicia um poder extraordinário para compreender o que acontece no cosmo. Algumas décadas depois de Copérnico ter concebido o sistema heliocêntrico , Galilei o confirmou após dedicar sua vida a pesquisas, a observação dos planetas, aos cálculos e ao aperfeiçoamento do telescópio. Além da concepção heliocêntrica, Galilei cometeria outra heresia ao contestar os pensamentos inquestionáveis de Aristóteles sobre o movimento. Mas foi sua afirmação de que a Terra, assim como os outros planetas conhecidos, giravam em torno do Sol que o levou ao Tribunal da Santa Inquisição. Para escapar da morte na fogueira, Galilei assinou uma declaração na qual se considerava um pecador por tal afirmação. No entanto, após tê-la assinado, ele teria murmurado: “mas ela gira”.
3. Johannes Kepler (1571-1628) Contemporâneo de Galileu Galilei, Kepler foi responsável por descobrir que a volta que os planetas dão em torno do Sol é elíptica e não circular como acreditavam Copérnico e