Artigo 170
INTRODUÇÃO
A economia é uma ciência social que em sua plenitude busca auxiliar, como a sociedade pode melhor utilizar os recursos produtivos e finitos que dispõem, para a produção de bens e serviços, a fim de melhor distribuí-los dentre os grupos sociais, para satisfazer as necessidades humanas que são infinitas. É o estudo da maneira em que a sociedade cria sistemas para administrar seus escassos recursos. A economia é inconstante devido a uma infinidade de fatores tanto quanto pela ação do homem, bem como pela natureza, clima de outras diversas casualidades.
A origem da teoria econômica deve-se na antiguidade, mais precisamente na Grécia Antiga com os filósofos. No século XVI surgiu o Mercantilismo que foi a primeira escola econômica, voltada para a acumulação das riquezas de uma nação. Com o século XVIII, surge a Fisiocracia com o Dr François Quesnay e o pensamento de que a terra é a única fonte de riqueza.
Em 1776 com a publicação “ A riqueza das nações “ de Adam Smith (considerado o pai da economia de forma sistematizada, graças a sua teoria da livre iniciativa (laissez- faire). Com David Ricardo e sua teoria a respeito dos custos de trabalho e aumento populacional, Jonh Stuart Mill incorporando elementos institucionais e definindo melhor as restrições e vantagens do funcionamento da economia, Jean- Baptiste Say e sua lei onde “ a oferta cria sua própria procura “, Thomas Malthus e sua teoria há respeito da população e salários, dentre outros deu-se o período clássico da economia com tais ideias inovadoras.
Com esses princípios da economia bem estruturados bem como teoria a respeito do consumidor, de empregos, juros e moeda, possuía-se a base da economia e a consolidação das contribuições