Articulações
Articulação: Local ou junção de dois ou mais ossos ou partes de ossos do esqueleto. Apresentam diversas formas e funções.
Sinartrose – sem movimento
Anfiartrose – pouco movimento
Diartrose – muito movimento
1. Fibrosas
2. Cartilaginosas
3. Sinoviais
1. Fibrosas: são unidas por tecido fibroso. A quantidade de movimento depende, na maioria, do comprimento das fibras que unem os ossos articulantes. São divididas em:
Suturas: são limitadas ao crânio.
*Serreadas ou denteadas (sagital, lambdóide)
*Escamosa
*Plana
Gônfose: pino e encaixe. (dente e mandíbula)
Sindesmose: unidas por ligamento, lâmina ou membrana fibrosa. Parcialmente móvel. (só existe uma no homem: tibiofibular distal.
Esquindilese: a crista de um osso se encaixa dentro de uma sulco no elemento adjacente (vômer e esfenóide)
2. Cartilagíneas: unidas por cartilagem hialina ou fibrocartilagem.
Sincondrose: articulações cartilagíneas primárias, temporárias, ossos unidos por cartilagem hialina, permitindo uma leve flexão e o crescimento em comprimento de um osso. Quando o crescimento total é alcançado, a lâmina vira osso e as epífises fundem-se com as diáfises. (diáfises e epífises – unidos por uma lâmina epifisal)
Sínfises: articulações secundárias, são fortes e ligeiramente móveis, unidas por fibrocartilagem. (disco intervertebral fibrocartilaginoso – une as vértebras, confere resistência e absorção de choque, bem como considerável flexibilidade à coluna vertebral) (manúbrio e esterno. Após 3 dácadas ocorre sinostose)
3. Sinoviais: unidas por uma cáspsula articular, que se estende por uma cavidade articular e a envolve. A cartilagem articular cobre as superfícies de apoio dos ossos. A cavidade articular contem um líquido sinovial, produzido pela membrana sinovial, que reveste a cápsula articular. A cavidade é normalmente um espaço potencial que contém uma pequena quantidade de líquido sinovial. O periósteo envolve os ossos e se funde com a cápsula fibrosa. Essas